Warning: Undefined array key "options" in /home/customer/www/cidadaospelaajuda.pt/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 194
longo_horizontal-01

Os novos muros na Cidade

João Ferreira, candidato da CDU à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de 2021, conversa com Rui Ferreira, cidadão da Ajuda, sobre a Unidade de Execução da Ajuda (UEA)

Abordaram-se temas gerais como a inadequação ou o mau uso da figura de Unidade de Execução, a falta de incentivo para a discussão pública em intervenções urbanas, o papel do estado nestas e noutras Unidades de Execução ou as consequências da especulação imobiliária e o urbanismo subserviente da promoção privada.

Abordaram-se também temas específicos desta UEA, como o papel do Estado para impedir a subida desregrada do preço do solo, a segregação como elemento estruturante da proposta do promotor privado, a oportunidade perdida para aumentar a oferta cultural na Ajuda, a memória do lugar e a UEA no contexto dos muitos planos urbanos anteriores.

A conversa decorreu antes da votação para as Eleições Autárquicas. Nesse contexto sublinhou-se a necessidade de continuar a luta por intervenções urbanas que promovam a justiça e o equilíbrio social e por políticas de habitação que reforcem o parque público, garantindo o preceito constitucional de habitação para todos. Após as eleições, mantém-se a necessidade de continuar essa luta.